sábado, 15 de setembro de 2012

Revelando São Paulo reúne a diversidade da cultura tradicional do Estado

Evento apresenta grupos tradicionais entre 14 e 23 de setembro no Parque do Trote


Por Janderson Angelim/Revisão Cristiane Garcia

Artistas e culinaristas de vários tipos de manifestações populares – caipiras, caiçaras e tropeiros – fazem da rua e do parque do Trote um imenso palco para celebrar a alegria, a fé e a diversidade cultural.

Em sua 16ª edição, o Revelando São Paulo promove a contemplação das expressões culturais presentes em 200 municípios do Estado de São Paulo. Por meio de grupos musicais e de dança, do trabalho de artesãos, culinaristas e de grupos religiosos, o evento apresenta ao público da capital um pouco das tradições que permanecem vivas, especialmente no interior.

De acordo com Toninho Macedo, criador e diretor artístico de todas as edições, o Revelando “não se trata de um evento ou festival e sim, de um grande encontro”.

Toninho Macedo em cerimônia do Revelando São Paulo 2011 - Foto: Janderson Angelim

“Serão montados 130 espaços de artesanato e outros 100 de culinária, além de rancho tropeiro, espaço indígena, tendas ciganas e rodas de sanfoneiros e violeiros”, afirma Diego Dionísio, pesquisador e assessor de comunicação do evento.

A radialista e integrante do grupo Cordão da Terra, Joice Temple, conheceu o evento em 2011 e ficou surpresa com o que viu: “Foi uma experiência incrível, e a primeira vez que vi o jongo [tipo de dança de roda]. Fiquei admirada com tantas manifestações diferentes, como fanfarra, maracatu, terreiro e até uma procissão católica. E tudo dentro do mesmo cortejo! Vivi um domingo de sol e muita cultura”.
Joice Temple participará com o grupo Cordão da Terra

Mario Gaiarsa, integrante da companhia Caracaxá, acredita que o valor do evento e dos participantes são imensuráveis: “Não há palavras que consigam avaliar a importância dos grupos que trabalham com o resgate e a consequente difusão dos ensinamentos e princípios dessas culturas. O Revelando calha ser um dos grandes expositores desse universo da cultura popular, que, no meio de tanta apelação midiática, às vezes, fica ofuscado”, afirma.
Mario Gaiarsa

A batuqueira do grupo de maracatu Bloco de Pedra, Christiane Nascimento, entende que o evento desempenha bem o papel de apresentar para os paulistanos as diversas expressões artísticas existentes no Estado: “Creio que este tipo de evento traz à cidade a diversidade das culturas não só paulistas, mas brasileiras. Muitas pessoas não conhecem tal cultura ou ritmo, e o Revelando apresenta isso, nos mostrando quanto nosso país é rico”.

Chistiane Nascimento  

Para o artesão naif Geraldo Tartaruga, de São Luis do Paraitinga, um pequeno espaço para apresentar seus trabalhos ao público do Revelando São Paulo é a melhor oportunidade do ano. “Lá, eu vendo bem e tiro meu dinheirinho, que ajuda no ano inteiro. É importante para o artista mostrar o trabalho, mas mais ainda porque me dá um retorno que não tenho em feiras, eventos ou aqui na minha cidade”, fala, empolgado.

Geraldo Tartaruga e uma de suas obras "O caçador de Sacis"

Acesse a programação completa no site do evento: www.revelandosaopaulo.org.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário